terça-feira, 10 de março de 2009

O Pó Facial ao Longo doTempo

Estava no site da Natura pesquisando as próximas maquiagens que eu vou comprar. (Se não faltar $$$ pra comprar tanta coisa!!!!)

Achei esta matéria bem interessante sobre a história do pó facial, o famoso pó-de-arroz!!!

Os créditos da matéria vão para Frideriki Karathanos / Folie Comunicação.


O Pó Facial ao Longo doTempo


Quando aplicamos um item de maquiagem sobre a pele não fazemos idéia de sua história e evolução.

O pó facial, por exemplo, já foi chamado de pó-de-arroz. E embora fosse aplicado à face com a intenção de deixar a mulher mais próxima ao padrão de beleza vigente na época, o seu uso seguia normas bem diferentes das atuais. Se antes a intenção era carregar nas camadas de pó para esconder a cor natural da pele, hoje o toque do pincel é sutil e tem como finalidade dar um melhor acabamento à maquiagem, valorizando a beleza natural da mulher.

Durante um longo período da história, as sociedades européias, e mesmo as asiáticas, valorizaram o rosto alvo das mulheres ou quase pálido, em contraposição à pele queimada de sol, exibida pelos camponeses. Ter pele de porcelana era sinal de status e as mulheres se empenhavam em aplicar generosas camadas de pó para deixá-las brancas como a neve.

Registros históricos apontam que, durante todo o período Heian, que vigorou do século IX ao XII no Japão, o padrão de beleza vigente tinha como modelo ideal a pele clara exibida pela elite imperial. Para conseguir tal efeito, as mulheres costumavam aplicar um pó encorpado, elaborado a partir da mistura da pasta de argila com a farinha de arroz. Muito provavelmente venha daí o nome pó-de-arroz. O batom de tom vermelho conferia à máscara branca um efeito ainda mais exagerado.

Também existem relatos bastante remotos no uso de pastas cremosas elaboradas à base de leite de animais e pó de chumbo entre os egípcios, gregos e romanos, com a finalidade de deixar a pele um tom mais claro do que o natural. Na Europa, aliás, esse padrão de beleza vigorou até o século XIX. Somente nos anos 20 essa obsessão deixou de existir.

As mudanças nos padrões estéticos foram provocadas por uma mulher magra, de estatura baixa e de uma elegância sem igual: a estilista francesa Coco Chanel. Depois de lançar a moda dos tailleurs e dos terninhos para as mulheres, ela revolucionou o comportamento da época ao exibir a pele bronzeada pelo sol.

A novidade era o que faltava para as moças aderirem a um novo look. Não menos “carregado” é verdade, já que o pó facial mudou de tom e de atribuição ao deixar de empalidecer a pele. Mas ainda assim era aplicado em abundância pelas mulheres até os anos 1980.

A evolução dos produtos e a diversidade observada nos tons das peles de brancas, negras e asiáticas, conferiram ao pó facial e ao pó compacto texturas mais leves e uma palheta de cores, do marrom ao bege claro, para que as mulheres possam escolher a cor do produto que mais se assemelha ao seu tom natural da pele.

Enfim, se antes a ordem era carregar na maquiagem, agora é pegar leve. Quanto mais sutil e discreto for o uso de pó facial ou compacto, melhor. Afinal, as principais funções desses itens é retirar a oleosidade da pele e ajudar na fixação de produtos que vêm a seguir, como o blush e as sombras.

Para um acabamento ideal, é importante a aplicação mínima do produto. Comece pelo queixo e, em movimentos ascendentes, espalhe o pó facial em todo o rosto, garantindo assim um toque aveludado à pele.

Atenção: mulheres mais maduras devem redobrar os cuidados, já que o uso exagerado do produto pode realçar rugas e sinais de expressão. Em peles muito ressecadas, o uso de pó não é recomendado.

Pó facial e pó compacto

A composição, a textura e o acabamento oferecidos pelo pó compacto ou facial são bem semelhantes. O compacto, como o próprio nome indica, apresenta o pó “prensado” na embalagem e é ideal para ser carregado na bolsa com a finalidade de retocar a maquiagem. Já o facial é apresentado solto. A aplicação pode ser feita com o uso da esponja, que geralmente acompanha o produto, ou com o auxílio de um pincel apropriado. Para um melhor acabamento, é importante retirar o excesso do pó com um pincel limpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Bookmark and Share